Nicolas Floriani - Coordenador

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Realizou pós-doutorado financiado pela CAPES (U Los Lagos/ U Alberto Hurtado / U Paris 10) enfocando a relação das comunidades rurais tradiconais e as florestas do sul do Chile e sul do Brasil. Fez doutorado sanduíche no Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (Paris 10). Mestre em Ciências do Solo e Engenheiro Agrônomo ambos pela UFPR. Prêmio Nacional 'Melhor Tese' em Ambiente e Sociedade (ANPPAS, 2008). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua como professor no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia da UEPG. Atua como pesquisador colaborador internacional do Programa ATLAS - Analisis Territorial Local Aplicado y Sustentabilidad (Universidade de Los Lagos, Chile) e é colaborador internacional do Projeto Fondecyt, Chile (1140598) "Antropología del Bosque" (Univ. Alberto Hurtado, Univ. de Chile, Univ. Austral de Chile). É integrante do Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento da rede CASLA-CEPIAL (redecaslacepial.blogspot.com). Sua pesquisa está direcionada atualmente à investigação dos saberes e das práticas locais de territórios rurais alternativos (agroecológicos) e tradicionais (faxinalenses e quilombolas). Para tanto, apóia-se em uma abordagem complexa que lhe permita pôr em diálogo a geografia, a antropossociologia e a agroecologia com o saberes locais de natureza. Lider do Grupo de Pesquisa Interconexões http://gpinterconexoes.blogspot.com.br/ 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5059063402543231

Miriane Araujo Serrato

Graduanda de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - Bolsista no Projeto "Selo Socioambiental da Agrofloresta Faxinalense" e participante do Grupo de Pesquisa Interconexões, com a pesquisa em andamento sobre juventude rural e sucessão no campo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9147146078295375

Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues

Mestre em Educação, no Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017), sendo bolsista CAPES. Possui Especialização em Gestão Educacional: Organização Escolar e Trabalho Pedagógico e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2012-2014). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação" nos Campos Gerais-PR (HISTEDBR) desde 2012, na linha de pesquisa: História das Instituições Escolares nos Campos Gerais-PR. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação do Campo, Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1285163526240681

Tamires Benki

Possui graduação em Administração e especialização em Mercados Financeiros, ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0185223262083530

Participantes Voluntários

Franciele Moreto

Possui graduação em Bacharelado em direito pelo Centro de Ensino superior dos Campos Gerais(2014) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2017). Durante a graduação em Pedagogia desenvolveu pesquisas na área de educação do campo (CNPq), foi vice presidente do centro acadêmico (2014), representante discente do setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (2015-2016). Foi Assistente Pedagógica na empresa GERAR - Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional(2017). Participante do Grupo de Pesquisas Interconexões(UEPG), participante do Núcleo de Estudos, Pesquisa e extensão NUPEPES(UEPG). Participante voluntária no projeto "Selo Socioambiental da Agrofloresta Faxinalense" Mestranda na linha de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ênfase em Pedagogia/Educação Social.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0065711709102045

Juliano Strachulski

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008 - 2011). Mestre em Gestão do Território pela mesma instituição (2012-2014). Atua principalmente em pesquisas cujo foco são os saberes vernaculares de comunidades rurais (tradicionais ou não) e povos indígenas acerca do meio físico local, bem como suas práticas (produtivas e sociais). Busca em uma abordagem interdisciplinar (Geografia Física e Geografia Humana, Antropologia, Etnoconhecimentos) o diálogo entre os saberes locais com o conhecimento científico na revalorização daqueles frente a estes, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia cultural, paisagem, território, agricultura familiar e etnoconhecimentos (Etnopedologia, Etnobotânica, Etnoecologia e Etnogeografia). Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação em Geografia, Doutorado em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9820174223974932

Samara Moleta Alessi

Graduanda em Geografia Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa e estagiária no Laboratório Didático de Geologia, faz parte dos projetos de extensão "Geodiversidade na Educação" e "Selo Socioambiental da Agrofloresta Faxinalense" e do projeto de pesquisa "Agrofloresta e agricultura convencional: noções comparativas de sustentabilidade para identificação de equilíbrio ambiental", todos em andamento.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7187984353783384

Tiago Augusto Barbosa

Possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010). Atualmente é professor de ensino superior na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com experiência em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geografia Ambiental, Impactos Ambientais, Geotecnia, Geoestatística, Geografia Humana e Populações Tradicionais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8852678553293166