top of page
Buscar
  • Grupo Interconexões

Grupo Interconexões promove atividade de campo no Faxinal do Salto de Baixo - Rebouças/PR


No dia 20 de maio de 2017 a equipe do Grupo Interconexões realizou atividades da primeira etapa do “Projeto Selo Socioambiental dos Produtos da Agrofloresta Faxinalense” na comunidade faxinalense do Salto, município de Rebouças, Paraná.

Com o objetivo de identificar os produtos confeccionados na comunidade e seus métodos de produção, foram reunidas as mulheres para uma conversa no salão de festas da Igreja. Durante a conversa, foram relatos das dificuldades vivenciadas, decorrentes da pouca estrutura e desorganização entre os moradores do faxinal, dialogou-se também, sobre os

meios de gerar renda e como as famílias da comunidade estão sendo impactadas com as mudanças na economia nacional.

Entre os assuntos debatidos, a equipe do projeto apresentou a ideia de levar um produto tradicional da comunidade, confeccionado por eles e que os represente, para exposição na 15° Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, que será realizada em agosto, no município de Teixeira Soares, Paraná. Dentre os vários produtos, confeccionados de forma artesanal, as mulheres da comunidade elegeram a Cerveja de Gengibirra, para ser exposta na feira e recebemos o convite para acompanhar e registrar todo o processo de produção.

Paralelamente foram realizadas caminhadas e entrevistas com dois agricultores faxinalenses em suas propriedades, sendo um agricultor tradicional convencional e um agricultor tradicional ecológico. As entrevistas tiveram como objetivo identificar diferentes sistemas de práticas produtivas e as representações de agricultura presente nos dois agroecossistemas.

Esta etapa é importante para o avanço do projeto, pois identifica juntamente aos faxinalenses as suas condições atuais de vida, bem como dificuldades e potencialidades, e permitirá o avanço do projeto e o cumprimento de seus fins propostos.


2 visualizações0 comentário
bottom of page